top of page

[Lendo para crianças] Na hora da leitura

  • Foto do escritor: Julia Melo
    Julia Melo
  • 8 de jan. de 2020
  • 3 min de leitura


A série ''Lendo para crianças'' é uma série de postagens do blog para falar sobre livros infantis, a importância do ato de ler na primeira infância, como ler para crianças, projetos literários voltados para crianças, conhecer novos autores e novas histórias, e mais um monte de coisas. A ideia dessa série nasceu junto com a minha irmã mais nova, Cecília, que tem um ano e vem se firmando através das minhas pesquisas na faculdade que envolvem crianças, educação, histórias e muito samba! O primeiro post, Por que ler para crianças?, listou vários motivos para ler para os pequenos. E o segundo, será uma espécie de guia para a hora da leitura. Espero que gostem!

Na hora da leitura


  • Não subestime a inteligência da criança

Muitas vezes, durante a leitura, o leitor acaba mudando a forma como conta a história ou até mesmo palavras que aparecem ao longo da narrativa que podem ser de difícil compreensão para a criança que está escutando. Não faça isso! As crianças estão explorando o mundo e aprendem inúmeras coisas novas a cada dia que passa, portanto, tudo bem usar aquela palavra mais complexa. Se ela não entender, vai te perguntar o que significa, e a explicação vai acarretar em mais uma nova forma de se expressar e ver o mundo.

  • Não leia como se fosse uma obrigação

As crianças não são bobas, elas percebem e sentem o que acontece ao seu redor, ainda mais se estiver vindo de alguém com quem tenha laços muito fortes, como os pais, responsáveis, cuidadores e até mesmo, professores. Principalmente na primeira infância, em que é mais importante a entonação que você faz ao falar alguma coisa, do que o que realmente foi dito. Por isso, não leia para a criança quando for por obrigação, não vai ser uma leitura prazerosa para ambos e ainda pode, se for recorrente, ser internalizado que os livros não são coisas tão agradáveis assim.

  • Lembre-se: nem toda história deve ter uma moral

Crescemos ouvindo fábulas e com isso, pensando que toda história deve ter uma moral. Mas isso não é verdade. Todos nós temos aquele livro de cabeceira que é para quando estamos cansados e só queremos relaxar, ele não tem um diálogo muito complexo e a história não passa de qualquer clichê que existe aos montes por aí, mas nos diverte, nos faz esquecer do mundo por algumas horas, e não tem um moral da história. E muitas das vezes, precisamos dele para fugir da realidade. E tá tudo bem ter um livro assim, porque nem toda leitura deve trazer um ensinamento, as vezes ela só vai nos dar algumas horinhas de paz no caos do dia a dia.

  • É melhor qualidade do que quantidade

Para ser um grande leitor não é preciso ter muitos livros, mas sim, bons livros. Como para tudo na vida, na hora de ler também é preciso pensar mais na qualidade, do que quantidade. E claro, tendo essa qualidade pautada nos gostos e interesses da criança.

  • Traga diversidade

De autores e de histórias! O Brasil é imenso, o que não falta são histórias e gente escrevendo, ainda mais para crianças.

  • Conheça a criança

Muitos livros possuem faixas etárias, mas nem sempre - quase nunca, na verdade - precisam ser respeitadas. Quando você conhece o seu leitor mirim, sabe quais histórias ele já pode ter acesso e compreenderá melhor, então não existe bem uma faixa etária. Conhecer a criança também ajuda na hora da compra, que visa a qualidade e não a quantidade.

  • Aproveite para ler livros que foram importantes para você

Se tem uma coisa que gosto de fazer é - tentar - conhecer a pessoa só pelo o que ela lê. Lendo livros que foram importantes para você trazem a tona memórias especiais para compartilhar com os pequenos, também ajuda a criar laços e mostra que há inúmeras formas de conhecermos alguém.

  • Se for preciso, leia mais de uma vez

Não tenha preguiça! Se a criança pedir, leia mais uma vez e quantas vezes mais forem necessárias. Lembre-se que elas estão explorando e conhecendo um novo mundo, que muitas vezes é difícil de compreender, então é preciso ''bater na mesma tecla'', até que faça algum sentido.

  • Ler é diversão

Essa frase é um resumão de tudo que já foi dito. Não torne o momento da leitura mórbido, exaustivo, que busca grandes ensinamentos. Ler é pra ser diversão, então divirta-se!

E aí, o que acharam do segundo post da nossa série? Tem mais alguma coisa a acrescentar na lista? Deixa aí nos comentários e acompanhe a nossa série!

9 comentários


Juciane Damasceno
Juciane Damasceno
29 de jan. de 2020

Muito legal seu post e suas dicas, são detalhes que realmente vale prestar atenção. Muitos acabam lendo como obrigação, é um momento importante e de aprendizado, tem que ser feito com carinho e dedicação

Curtir

Erika Monteiro
Erika Monteiro
29 de jan. de 2020

Oie, tudo bem ? Gente que amor de post. Incentivar a leitura é tudo de bom, ainda mais quando é público infantil. Já dei aula mas era para adolescentes e alguns simplesmente não gostavam de ler. Acredito que isso é algo que deve ser ensinado desde cedo. Meus pais por exemplo sempre compraram livros, liam comigo e minhas irmãs, isso teve grande influência em quem sou hoje e no meu gosto literário. Ansiosa pelos próximos posts. Um abraço, Érika =^.^=

Curtir

Luana de Souza
Luana de Souza
29 de jan. de 2020

Eu acho tão importante a gente incentivar a leitura nas crianças desde cedo, seja lendo para elas, ou lendo junto com elas. São gestos como esses que as transformam em futuros leitores <3 livros mudam o mundo por meio das pessoas!

Eu já li para algumas crianças, e sempre foi uma experiência ótima, ainda mais porque eu sempre tento buscar livros pelo qual eu também estou interessada :)

Curtir

Lorena Caribé
Lorena Caribé
29 de jan. de 2020

Olá! Incrível seu post e a proposta. A leitura é muito importante e é necessário ser incentivada desde muito cedo. Deve ser constante na vida de todos. O conhecimento que adquirimos ao longo da vida é imensurável! Ótimas leituras, bjo

Curtir

Helaine Costa
Helaine Costa
28 de jan. de 2020

A criança é muito inteligente, temos que incentivar a leitura.

Parabens pelo projeto

Curtir

© 2023 por Recanto da Beleza. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page