top of page
  • Foto do escritorJulia Melo

[Lendo para crianças] Na hora da leitura



A série ''Lendo para crianças'' é uma série de postagens do blog para falar sobre livros infantis, a importância do ato de ler na primeira infância, como ler para crianças, projetos literários voltados para crianças, conhecer novos autores e novas histórias, e mais um monte de coisas. A ideia dessa série nasceu junto com a minha irmã mais nova, Cecília, que tem um ano e vem se firmando através das minhas pesquisas na faculdade que envolvem crianças, educação, histórias e muito samba! O primeiro post, Por que ler para crianças?, listou vários motivos para ler para os pequenos. E o segundo, será uma espécie de guia para a hora da leitura. Espero que gostem!

 

Na hora da leitura


  • Não subestime a inteligência da criança

Muitas vezes, durante a leitura, o leitor acaba mudando a forma como conta a história ou até mesmo palavras que aparecem ao longo da narrativa que podem ser de difícil compreensão para a criança que está escutando. Não faça isso! As crianças estão explorando o mundo e aprendem inúmeras coisas novas a cada dia que passa, portanto, tudo bem usar aquela palavra mais complexa. Se ela não entender, vai te perguntar o que significa, e a explicação vai acarretar em mais uma nova forma de se expressar e ver o mundo.

  • Não leia como se fosse uma obrigação

As crianças não são bobas, elas percebem e sentem o que acontece ao seu redor, ainda mais se estiver vindo de alguém com quem tenha laços muito fortes, como os pais, responsáveis, cuidadores e até mesmo, professores. Principalmente na primeira infância, em que é mais importante a entonação que você faz ao falar alguma coisa, do que o que realmente foi dito. Por isso, não leia para a criança quando for por obrigação, não vai ser uma leitura prazerosa para ambos e ainda pode, se for recorrente, ser internalizado que os livros não são coisas tão agradáveis assim.

  • Lembre-se: nem toda história deve ter uma moral

Crescemos ouvindo fábulas e com isso, pensando que toda história deve ter uma moral. Mas isso não é verdade. Todos nós temos aquele livro de cabeceira que é para quando estamos cansados e só queremos relaxar, ele não tem um diálogo muito complexo e a história não passa de qualquer clichê que existe aos montes por aí, mas nos diverte, nos faz esquecer do mundo por algumas horas, e não tem um moral da história. E muitas das vezes, precisamos dele para fugir da realidade. E tá tudo bem ter um livro assim, porque nem toda leitura deve trazer um ensinamento, as vezes ela só vai nos dar algumas horinhas de paz no caos do dia a dia.

  • É melhor qualidade do que quantidade

Para ser um grande leitor não é preciso ter muitos livros, mas sim, bons livros. Como para tudo na vida, na hora de ler também é preciso pensar mais na qualidade, do que quantidade. E claro, tendo essa qualidade pautada nos gostos e interesses da criança.

  • Traga diversidade

De autores e de histórias! O Brasil é imenso, o que não falta são histórias e gente escrevendo, ainda mais para crianças.

  • Conheça a criança

Muitos livros possuem faixas etárias, mas nem sempre - quase nunca, na verdade - precisam ser respeitadas. Quando você conhece o seu leitor mirim, sabe quais histórias ele já pode ter acesso e compreenderá melhor, então não existe bem uma faixa etária. Conhecer a criança também ajuda na hora da compra, que visa a qualidade e não a quantidade.

  • Aproveite para ler livros que foram importantes para você

Se tem uma coisa que gosto de fazer é - tentar - conhecer a pessoa só pelo o que ela lê. Lendo livros que foram importantes para você trazem a tona memórias especiais para compartilhar com os pequenos, também ajuda a criar laços e mostra que há inúmeras formas de conhecermos alguém.

  • Se for preciso, leia mais de uma vez

Não tenha preguiça! Se a criança pedir, leia mais uma vez e quantas vezes mais forem necessárias. Lembre-se que elas estão explorando e conhecendo um novo mundo, que muitas vezes é difícil de compreender, então é preciso ''bater na mesma tecla'', até que faça algum sentido.

  • Ler é diversão

Essa frase é um resumão de tudo que já foi dito. Não torne o momento da leitura mórbido, exaustivo, que busca grandes ensinamentos. Ler é pra ser diversão, então divirta-se!

 

E aí, o que acharam do segundo post da nossa série? Tem mais alguma coisa a acrescentar na lista? Deixa aí nos comentários e acompanhe a nossa série!

52 visualizações9 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page