top of page
  • Foto do escritorJulia Melo

[Resenha] Na cidade um ruído que arde, Zuza Zapata


Zuza Zapata nos convida, neste livro, a buscar a felicidade “no som rasgado de um sax”, e a compreender que “A coragem, neste mundo crítico, provoca mais estrago que um tiro”. Suas palavras áridas, sua poesia de asfalto quente, acometem o leitor na simplicidade de um cotidiano que ferve de incompreensões.














 

46 páginas • AmazonSkoob • Classificação: 5/5

 

Esse pequeno livro de poesias e contos foi literalmente um achado. Estava passando os stories do Instagram, quando apareceu uma propaganda que me chamou atenção pela capa. Num primeiro momento, até pensei que fosse um livro acadêmico, mas a minha surpresa foi ver que era de poesias e contos sobre algo que tanto gosto, na vida e na academia, cidades. Mas não sobre qualquer cidade, sobre a minha cidade favorita, o Rio de Janeiro.


Minha primeira alegria veio no texto de apresentação escrito pela Dayane Lacerda, que é poético e doce, ao mesmo tempo em que me lembra os milhares de textos formais que tenho lido na universidade. Por falar nesse ambiente, tem citações de pessoas que admiro muito, como Giorgio Agamben e Suely Rolnik. E resume a essência do livro em uma frase ''Dançar a lambada do tempo que corre solto nas ruas cheirando à urina, depois da ressaca do carnaval, nada mais é que a função do sujeito contemporâneo, do poeta''.



Zuza é um autor de uma sensibilidade bonita e que nos toca de uma forma única. Seus versos brancos nos mostram os contrastes da vida nas ruas da cidade. Seu olhar vulnerável para a cidade e o seu passar é de uma verdade imensa e delicada. Minha parte favorita são as duas crônicas finais, que para quem já conhece esses ambientes, nos transporta para estes espaços de uma forma única e com outros olhares, ao mesmo tempo em que cria toda a atmosfera para quem ainda não os conheço.


Me permito ser clichê ao dizer que o único erro do livro é que ele acaba rápido demais.

 

Sobre o autor

Zuza Zapata nasceu em 1983, na cidade de Macaé, Rj. É poeta e cantor. Desde 2010 se dedica ao seu trabalho artístico com música e poesia. Nesse tempo gravou seu primeiro disco, intitulado ''Zuza Zapata'', e o segundo, intitulado ''Crônicas de Ontem e Outras Saudades'', em que mistura poesia e rock. Foi um dos poetas selecionados para a exposição ''Poesia Agora'', que ficou exposta no Museu da Língua Portuguesa, em SP, e na Caixa Cultural, em Salvador e no Rio de Janeiro (2017). Já se apresentou com sua banda em espaços como o ''Centro de Referência da Música Carioca'', ''Arena Carioca Dicró'', ''Arena Jovelina Peróla Negra'', ''Teatro Ziembinski'' e no projeto internacional ''Sofar Sound''. Foi selecionado no edital Sesi Cultural 2017 para fazer uma turnê com o seu espetáculo musical ''Concerto Poético''. | Facebook | Instagram | Site | Conheça outras obras

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page